Sunday, April 22, 2007

A Galeria de Colares apresenta pela primeira vez no seu espaço uma exposição de Graça Sarsfield. Intitulada Rahasya, a exposição, reune um conjunto de fotografias a cor que tomam a Índia como referência. Este conjunto de fotografias foram apresentadas recentemente em Goa, por ocasião da Visita de Estado à Índia do Presidente Cavaco Silva, de que se editou um catálogo compilando as obras agora expostas e outras desta fotógrafa.

Graça Sarsfield tem feito um percurso reconhecido na área da fotografia. A percepção do tempo e o mundo feminino têm sido temas relevantes no seu trabalho. O vídeo tem sido ultimamente objecto de maior convergência no processo criativo de Graça Sarsfield.

A dado passo do texto incluído no catálogo, Diniz Guarda diz: “ A criação artística ocupa esse lugar totémico nos nossos dias e um dos melhores mediuns na sua representação contemporânea é precisamente a fotografia. Esta aparece-nos neste contexto como uma das melhores formas de expressar a riqueza das pessoas e das coisas, com a imensa capacidade de medir a harmonia e a dor, sejam as pulsações do mundo, as pessoais ou as dos outros. A fotografia, esse momento artístico, aparece-nos entre outras generalizações e leituras, como um momento de pura percepção. Surge-nos como uma arte de generosidade íntima e invisível e de dedicação, num mundo de ultra-exposição; uma arte feita do gesto e da reconstituição do momento, da expressão que materializa a sinceridade de uma encenação natural, do homem e da natureza, que procura a redenção sem problemas, num mundo por vezes demasiado global e excessivamente enredado numa velocidade obsessiva e cega. É precisamente este o contexto da arte de Graça Sarsfield. Uma arte à Flor da Pele, a Céu Aberto, com Silêncios, e principalmente com Gestos, citando alguns dos sugestivos títulos de exposições individuais da artista.”

Em Maio, por ocasião do dia Nacional dos Museus, o Museu de Arte Antiga apresentará um novo DVD de Graça Sarsfield, criado especialmente para este Museu.

No comments: